Exame Citocinas Th1 e Th2
Informações:
Exames especializados em Reprodução Assistida e Imunologia da Gestação
Sabe-se que a resposta linfocitária do tipo Th1 induz citotoxicidade e resposta inflamatória decorrente da produção de interleucinas como a IL-2, o interferon-gama (IFN-gama) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), enquanto que a resposta Th2 produz citocinas como IL-4, IL-5, IL-6 e IL-10, que são importantes na formação de anticorpos. Células Th1 e Th2 desempenham papéis distintos em várias condições fisiológicas ou patológicas.
Acredita-se, atualmente, que uma gestação bem sucedida é decorrente de uma predominância da atividade Th2, sendo que a Th1 poderia ser deletéria para o desenvolvimento da gestação. Estudos em humanos já demonstraram uma maior produção de citocinas Th1 (IL-2 e IFN-gama) e menor produção de IL-10 em casos de abortamentos de repetição. Neste aspecto, é conhecido que a imunidade celular desempenha um papel crucial na rejeição a transplantes, enquanto que a geração de citocinas do tipo Th2 é favorável à aceitação dos mesmos.
Apesar da presença de antígenos do MHC paternos, o embrião, em gestações normais, não é rejeitado pelo sistema imune materno. Acredita-se que, entre outros mecanismos, a resposta Th2 poderia proteger o embrião contra esta possível rejeição. Contrariamente, citocinas Th1, como o TNF-alfa, estimulam a apoptose de células trofoblásticas das vilosidades primárias. O aumento da relação Th1/Th2 já foi observado não apenas em casos de abortamentos de repetição, mas também de múltiplas falhas de implantação em ciclos de fertilização in vitro.
Orientações de Coleta:
Coletar 01 tubo seco com gel separador de tampa amarela (soro).
Pedimos, sempre que possível, centrifugar (3000 rpm / 10 min) o tubo tampa amarela com gel separador (SORO), e enviar o material com gelo reciclável.
Prazo de Entrega do Resultado:
Em até 45 dias*
* em 10% dos casos o resultado poderá ter atraso na data da liberação.