Exame NIPT para Gestações Gemelares
Informações:
O Centro Paulista de Diagnóstico, Pesquisa e Treinamento (CPDP) traz como novidade o Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT) para gestações gemelares. Capaz de identificar a partir da 9ª. semana de gestação o sexo de cada um dos bebês, também consegue detectar as principais aneuploidias (trissomias do 13, 18 e 21) e determinar se os gêmeos são monozigóticos (idênticos) ou dizigóticos (não idênticos ou fraternos) com uma sensibilidade e especificidade > 99%.
Embora a corionicidade possa ser detectada com segurança no início da gravidez, estudos mostram que até 19% das gestações monocoriônicas são classificadas incorretamente como dicoriônicas. A precisão na avaliação da corionicidade no início da gestação gemelar é importante, visto que gravidezes monozigóticas podem estar sob risco de complicações decorrentes da monocorionicidade (uma placenta comum). Cerca de 67% das gestações monozigóticas são monocoriônicas, apresentando maior risco de restrição do crescimento intra-uterino, defeitos congênitos e síndrome transfusional gemelar (TTTS) - uma complicação do suprimento sanguíneo desproporcional, resultando em alta morbidade e mortalidade.
A identificação precoce da gravidez gemelar de risco é uma ferramenta que auxilia o médico no acompanhamento adequado da paciente.
Referências
Dados de validação da Natera. Manuscrito em preparação
Society for Maternal-Fetal Medicine, Diretrizes clínicas: Síndrome de transfusão gemelar, Jan 2013.
Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e Sociedade de Medicina Materno-Fetal, Boletim de Prática nº 169, out 2016.
Blumenfeld et al. J Ultrassonografia no Med. 2014 Dez; 33 (12): 2187-92.
Oldenburg et al. Ultra-sonografia Obstet Gynecol 2012; 39: 69-74.
Chasen, Chervenak. Gravidez gemelar: questões pré-natais. Em: UpToDate, Post, CL, DL (Ed), UpToDate, agosto de 2017.