NiPOC - Teste Genético não Invasivo na Perda Gestacional (aborto)
Informações:
O niPOC é um teste não invasivo que usa uma amostra de sangue materno para determinar se a perda da gravidez foi causada por uma anormalidade cromossômica.
O tecido placentário continua a liberar DNA livre na corrente sanguínea materna mesmo após a perda espontânea de gravidez, tornando possível a realização de estudos genéticos não invasivos.
É importante que a coleta de sangue periférico da paciente seja realizada antes do procedimento de curetagem ou da perda espontânea.
O DNA fetal livre é detectável desde as idades gestacionais muito precoces, a partir de 5 semanas de gestação.
A realização do teste é importante para determinar se existe ou não uma causa genética subjacente em casos de interrupção espontânea da gravidez. A literatura menciona que 50% dos abortos espontâneos no primeiro trimestre são devidos a anormalidades cromossômicas e que uma perda espontânea ocorre em até 25% das gestações. As informações fornecidas pelo teste em conjunto com o aconselhamento genético podem ajudar as pacientes a tomar decisões sobre sua saúde reprodutiva reduzindo a probabilidade de outro aborto espontâneo.
Benefícios:
- Identifica se a perda foi causada por alterações cromossômicas, ajudando a direcionar o tratamento.
- Ajuda o casal a entender a causa, proporcionando alívio emocional.
- Com os resultados, o médico pode definir estratégias mais assertivas para futuras gestações.